Vi um concurso sobre lendas do Brasil e decidi participar.
Comecei a pesquisar sobre o Rio Tietê e logo encontrei muitas histórias. Uma delas, em especial, chamou muito a minha atenção: As monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a Capitania de São Paulo e a Capitania de Mato Grosso. Em 1720, houve um comboio em que todos faleceram no trajeto. No decorrer desse ano, ninguém que pegou o trajeto do rio Tietê chegou vivo ao destino.
Além de pesquisar na internet sobre o assunto, li o livro *Relatos Monçoeiros*. Dentre vários trechos marcados, um me chamou a atenção: "As novas da fertilidade das minas do Cuiabá alucinam as populações. Terra do ouro onde tão vil é o metal que os descobridores, a passarinhar, atiram com os grãos amarelos, para poupar chumbo!"
Nossa! Como assim?! Não é à toa que muitos paulistas se aventuraram atrás do vil metal.
Comecei a escrever, mas a história era tão rica, com tantos personagens, que não havia como condensar tudo em poucas folhas.
Foi então que surgiu o livro "A sina dos seis monçoeiros".
Tenho postado aqui trechos do livro e vou postar também sobre as pesquisas que realizei.
Espero que gostem!
O livro físico está disponível para compra na Uiclap, Clube de Autores e Amazon.
Já o e-book está no Kindle e, de tempos em tempos, eu o disponibilizo gratuitamente.
Acompanhem minhas redes sociais para não perder a oportunidade de mergulhar em lendas brasileiras pouco difundidas.

Comentários
Postar um comentário
Para garantir um ambiente construtivo, todos os comentários desta página são moderados. Lamento que, atualmente, a destruição prevaleça sobre a edificação em muitos espaços online. Agradeço sua compreensão; comentários desrespeitosos ou não construtivos serão removidos.