Pular para o conteúdo principal

Chamada de autores de Distopias

  Você é autor independente e tem um livro de Distopia? Então preencha o formulário abaixo para participar da próxima indicação no Blog. Aproveite, é gratuito. Clique aqui

Pesquisas e leituras - "A sina dos seis monçoeiros" - Parte I

 


Vi um concurso sobre lendas do Brasil e decidi participar. 

Comecei a pesquisar sobre o Rio Tietê e logo encontrei muitas histórias. Uma delas, em especial, chamou muito a minha atenção: As monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a Capitania de São Paulo e a Capitania de Mato Grosso. Em 1720, houve um comboio em que todos faleceram no trajeto. No decorrer desse ano, ninguém que pegou o trajeto do rio Tietê chegou vivo ao destino. 

Além de pesquisar na internet sobre o assunto, li o livro *Relatos Monçoeiros*. Dentre vários trechos marcados, um me chamou a atenção: "As novas da fertilidade das minas do Cuiabá alucinam as populações. Terra do ouro onde tão vil é o metal que os descobridores, a passarinhar, atiram com os grãos amarelos, para poupar chumbo!"

Nossa! Como assim?! Não é à toa que muitos paulistas se aventuraram atrás do vil metal.

Comecei a escrever, mas a história era tão rica, com tantos personagens, que não havia como condensar tudo em poucas folhas.

Foi então que surgiu o livro "A sina dos seis monçoeiros".

Tenho postado aqui trechos do livro e vou postar também sobre as pesquisas que realizei.

Espero que gostem!

O livro físico está disponível para compra na Uiclap, Clube de Autores e Amazon.

Já o e-book está no Kindle e, de tempos em tempos, eu o disponibilizo gratuitamente.

Acompanhem minhas redes sociais para não perder a oportunidade de mergulhar em lendas brasileiras pouco difundidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dor da perda de um animalzinho

Quando perco um animal de estimação, é como se tivesse perdido um ente da família; aliás, é um ente da família. A dor é imensurável. Ontem, minha gata Penny morreu, e estou dilacerada. Por isso, decidi escrever hoje sobre a perda de meus animais, não como uma "homenagem macabra", e sim como um desabafo. Eu sempre tenho um animal de estimação, seja cachorro, gato ou os dois ao mesmo tempo, e sempre que eles se vão, digo que nunca mais vou pegar outro, porque a dor da perda é algo realmente ruim. Sofri todas as vezes que perdi meus animais de estimação, mas os que mais me machucaram foram o Setaou, a Ômega, Isis e Bastet, Peludo, a Lara, a Zelda e, finalmente, a Penny. Não que todos os outros animais que tive na infância não doessem, mas acho que, de certa forma, o amor era compartilhado, pois tínhamos muitos… Cada um marcou a sua forma, senti a falta de todos e ainda me lembro dos bons momentos. A cada perda, acho que nos fortalecemos, mas a dor ainda é grande; ela nunca dimin...

Dicas de Livros de Autoras(es) Nacionais e Independentes - Policial

Olá! Sou autora independente e, nas minhas aventuras para divulgar meus livros, encontrei uma galerinha muito bacana que só quer levar suas histórias até o leitor. Por isso, decidi dar uma força. Estou montando posts periodicamente com dicas de leitura para que vocês deem uma chance aos Autores Independentes Nacionais. Vocês podem se surpreender! Depois de alguns dias colhendo informações via Google Forms, consegui juntar essas pérolas para vocês. Veja as outras dicas no  blog . Então, vamos às dicas do gênero POLICIAL recebidas: Uber: Viagem Sem Volta Tati Eleoterio Kindle Uma história curta, com ação e suspense. Estilo sessão da tarde.  Usar veículo de aplicativo está cada vez mais comum. Quem imaginaria, que ao embarcar em um desses veículos, iria fazer uma viagem cujo destino não é aquele que tinha em mente? Quem poderia imaginar que, ao se tornar motorista de aplicativo, estaria condenando a própria família e seu futuro? Sobre a autora:  Sargento da polícia militar d...

Juntos somos mais fortes - Autoras(es) Independentes

Para quem não sabe, me joguei na carreira de Autora Independente, e vou confessar para vocês: é muito difícil fazer nossa história chegar ao leitor. Não sou conhecida, não tenho nenhuma editora me divulgando, não tenho muito dinheiro, não tenho conhecimento de marketing... enfim, vários nãos. Eu tenho me atirado nas redes sociais para divulgar meu trabalho e lá, conheci muitos outros autores e autoras que como eu, só esperam ter uma chance de serem lidos. O leitor brasileiro muitas vezes prefere o estrangeiro, o famoso... e nesse mercado nós não temos muitas armas para lutar. Mas, eu sou daquelas que acredita que "juntos somos mais fortes" e por isso passarei a divulgar aqui periodicamente títulos exclusivamente de Autoras(es) Independentes Brasileiros e espero que vocês deem uma oportunidade para esse pessoal que só quer ser lido. Minha ideia surgiu depois que comecei a postar no Theads e pedi indicações de livros para minha irmã e o post recebeu muitas respostas: Então pens...